Formação inédita com 180 horas vai capacitar profissionais das Salas de Recursos Multifuncionais, unindo teoria e prática para fortalecer a inclusão escolar em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde de sexta-feira (5/9) a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado (AEE). O encontro aconteceu no auditório da secretaria e marcou o início de uma formação inédita voltada para professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal.
O curso terá carga horária de 180 horas e foi planejado para unir teoria e prática, ampliando os conhecimentos dos educadores e oferecendo subsídios para avaliações, intervenções e estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento pleno dos estudantes atendidos pelo AEE.
A aula inaugural foi ministrada pela secretária municipal de Educação, Andreia Dimas, que ressaltou a importância de um olhar sensível e técnico para a inclusão. Para ela, a oportunidade de estar próxima aos profissionais das salas de recursos é também uma forma de valorizar o trabalho realizado no dia a dia das escolas. “Ministrar essa primeira aula foi extremamente gratificante, pois nos permite dialogar diretamente com aqueles que constroem a inclusão nas unidades de ensino. O curso, em formato de extensão, reforça o saber dos profissionais e garante que as atividades propostas sejam aplicadas na prática, transformando a realidade das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Formação completa e prática
De acordo com o plano de curso, a formação terá disciplinas que abordam desde políticas públicas da educação inclusiva até conteúdos específicos, como o atendimento a estudantes com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), deficiência auditiva, visual, física, múltipla e altas habilidades/superdotação.
Os ministrantes são profissionais especializados da Equipe Multiprofissional – EMIED/Semed, composta por pedagogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, que trazem para a formação uma vivência prática diretamente ligada ao cotidiano escolar.
Também serão trabalhados temas como tecnologia assistiva, comunicação alternativa, elaboração de relatórios, planos de desenvolvimento individual e práticas de avaliação diagnóstica.
A metodologia prevê aulas dialogadas, estudos de caso, análise de filmes e documentários, planejamento coletivo e relatos de experiências, sempre com foco na aplicabilidade do conteúdo em sala de aula
Com esse curso, a Semed reafirma o compromisso de oferecer uma escola inclusiva, que valoriza a diversidade e garante que todos os estudantes tenham direito à aprendizagem. A iniciativa integra o planejamento de formações continuadas da secretaria, que ganhou novo formato para atender às demandas reais das unidades escolares.
A expectativa é que o aperfeiçoamento fortaleça ainda mais a rede municipal, tornando o ambiente escolar um espaço de solidariedade e respeito, onde cada estudante possa aprender e se desenvolver em suas singularidades.