Planejamento estratégico busca qualificar serviços e ampliar a promoção da saúde de gestantes, puérperas e crianças
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na quarta-feira (27/8), na sala de reuniões do Centro Administrativo, um encontro para avançar na construção da Linha de Cuidado Materno-Infantil no município.
O objetivo foi definir estratégias que garantam às gestantes, puérperas e crianças acesso rápido e contínuo aos serviços da Rede de Atenção à Saúde, assegurando a integralidade do cuidado e melhores indicadores materno-infantis.
Entre os desafios encontrados ao longo do processo, o tempo de espera para acesso aos serviços e a comunicação intersetorial foram alvos de estratégias que o grupo de trabalho traçou e agiu para melhoria do acesso aos serviços. Para superar essas dificuldades, será utilizada uma estratégia chamada navegação do usuário, uma inovação em saúde pública.
A gestão da qualidade será orientada pela navegação do usuário e pela aplicação da metodologia PDSA (Planejar, Desenvolver, Estudar e Agir), que possibilita acompanhamento contínuo e ajustes durante a execução do projeto.
A previsão é que a Linha de Cuidado Materno-Infantil seja lançada em novembro de 2025, com o apoio de parceiros estratégicos, como a Superintendência Regional de Saúde, o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), a APAE, a UEMG e a UFSJ.
“Esse projeto é de extrema relevância para o nosso município. Ao fortalecer o cuidado materno-infantil por meio da qualificação e estruturação da nossa Rede de Atenção à Saúde, conseguimos garantir resultados epidemiológicos mais satisfatórios e duradouros. O nosso propósito é entregar valor real para cada pessoa que utiliza o SUS”, ressaltou a assessora técnica de projetos estratégicos da Semusa, Cynthia Camila Mendes de Oliveira Rodrigues.
Os avanços e resultados da iniciativa serão divulgados por meio das redes sociais, artigos científicos e painéis epidemiológicos, assegurando transparência e atualização constante tanto para os profissionais quanto para a população.
Com essa ação, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde materno-infantil, implementando políticas que promovem cuidado integral e qualificado, garantindo qualidade de vida e um futuro mais saudável para todos.