A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), chama a atenção da população para um dado preocupante: a imprudência e a falta de atenção dos motoristas seguem como as principais causas de acidentes (sinistros) na cidade, especialmente em um momento em que diversas vias passam por obras preventivas ao período de chuvas.
Mesmo com a sinalização reforçada e desvios devidamente indicados, ainda são frequentes as ocorrências causadas por condutores que não respeitam as regras de circulação. Um exemplo recente foi registrado no dia 5 de agosto, quando um motorista, ao realizar uma conversão irregular à esquerda, desrespeitou a sinalização existente e cruzou indevidamente a Rua Goiás — que está em obras — colidindo com uma motocicleta que trafegava corretamente no sentido oposto. A conduta imprudente, somada à falta de atenção ao tráfego na pista contrária, resultou em mais um sinistro que poderia ter sido evitado.
Segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, até julho de 2025 foram registrados 2.485 acidentes (sinistros) de trânsito em Divinópolis, o que representa um aumento de 11,59% em relação ao mesmo período de 2024. Desse total, 1.184 casos — quase metade das ocorrências — tiveram como causa a falta de atenção. Outras causas apontadas incluem causas diversas (698), má visibilidade (121), não manter distância segura (71), derrapagem (62), desobediência à sinalização de parada obrigatória (61), dirigir embriagado (44), presença de animal na pista (35), defeito na via (35) e defeito no veículo (29).
Os dados também mostram que 1.851 acidentes (sinistros) tiveram vítimas e outros 634 não resultaram em feridos. As vias com maior número de registros são a MG-050 (159), Rua Goiás (131) e Rua Pernambuco (105).
Obras e intervenções em andamento
O aumento das ocorrências preocupa ainda mais diante da execução de um amplo pacote de obras que visa reduzir os impactos do período chuvoso previsto para o início de 2026. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop) realiza atualmente várias intervenções de drenagem, contenção de erosões e desassoreamento de córregos em diversos pontos da cidade.
O secretário de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Lucas Estêvão, reforça que, além de garantir melhorias estruturais, a Prefeitura tem como prioridade a segurança de motoristas e pedestres durante a execução das obras. “Já tivemos casos de sinistros nessas intervenções causados por desrespeito à sinalização e falta de atenção. Sempre que há uma alteração de tráfego, ela é comunicada no site e nas redes sociais do município. Precisamos da cooperação de todos para o bem de Divinópolis.”
A administração municipal destaca que a preservação de vidas depende de um esforço conjunto entre poder público e população. Respeitar a sinalização, reduzir a velocidade em áreas de obras e manter atenção plena ao dirigir são atitudes que salvam vidas e evitam prejuízos.
Confira as ações em andamento e previstas neste cronograma:
1) Drenagem Rua Ibituruna
Obra iniciada em maio de 2025.
40% concluída.
2) Erosão bairro Santa Marta
1ª Etapa: Projeto concluído.
2ª Etapa: Mudança da rede de drenagem e esgoto – previsão de início em 18/08/25.
3ª Etapa: Licenças necessárias (em andamento).
4ª Etapa: Licitação.
5ª Etapa: Execução da obra.
3) Drenagem bairro Serra Verde
1ª Etapa: Estudos iniciados para ampliação da drenagem existente.
2ª Etapa: Desassoreamento do Córrego do Bagaço – início em 01/07/25 e previsão de término em 22/08/25.
3ª Etapa: Licenças necessárias.
4ª Etapa: Licitação.
5ª Etapa: Execução das obras.
4) Bairro Nossa Senhora das Graças
Travessias: Rua Bom Sucesso, Carlos Pereira Chula, José da Paz e Rua João Severino.
1ª Etapa: Estudos para ampliação da drenagem existente.
2ª Etapa: Desassoreamento do Córrego do Milho – previsão de início em 25/08/25 e término em 19/09/25.
3ª Etapa: Licenças e desapropriações.
4ª Etapa: Licitação.
5ª Etapa: Execução das obras.
5) Rua Martin Cipriem
Ampliação de 3 travessias.
Projetos elaborados e outorgas obtidas junto ao IGAM.
Desassoreamento previsto para setembro/25.
6) Travessia Avenida JK
Execução de galeria de concreto armado moldada in loco e drenagem na Rua Queluz.
Serviços iniciados em 30/07/25.
Desassoreamento previsto para agosto/25.
7) Drenagem Rua Pitangui e região dos shoppings
Obra iniciada em 04/08/25.
Outras intervenções programadas
Córrego da Estiva – Campina Verde: início 22/09/25 e término 26/09/25.
Córrego do Morro Grande – Del Rey: início 29/09/25 e término 10/10/25.
Cronograma – 1ª Etapa de cursos hídricos
Córrego do Bagaço ( Serra Verde até Rua Pitangui): 2,5 km.
Córrego do Milho Verde (N. S. das Graças/Santa Tereza): 3 km.
Córrego da Estiva (Campina Verde): 3 km.
Córrego Morro Grande (Del Rey/Primavera) : 4 km.
Preventivamente: Córrego Flecha e Olhos D’Água.