A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cuidado Animal (Semac), reforça, neste Agosto Caramelo, o compromisso com a proteção, o acolhimento e a reabilitação de animais em situação de rua, incentivando a adoção responsável e a guarda consciente. A ação ganha força com o trabalho desenvolvido no Centro de Acolhimento Transitório e Adoção (CATA), inaugurado no fim de junho deste ano.
Com mais de 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil, vítimas de negligência e maus-tratos, Minas Gerais assumiu a dianteira na luta pela conscientização ao lançar a campanha “Agosto Caramelo”, em homenagem ao vira-lata dourado, símbolo nacional. A iniciativa vai além da pelagem: é um chamado para a defesa de todos os animais sem raça definida. Em Divinópolis, a Prefeitura atua para minimizar esse problema por meio de ações como o Castramóvel e o próprio CATA, que realiza cerca de 40 castrações diárias — medida essencial para o controle populacional e a redução do abandono a longo prazo.
O CATA recebeu R$ 400 mil de investimentos, provenientes da Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) e do Ministério Público (MP), para sua ampliação, oferecendo estrutura completa para tratamento e reabilitação de cães e gatos, com gatis, canis, salas de cirurgia, de espera, de pós-operatório, ambulatório, espaço para esterilização, banho, tosa e solário para lazer. O local é um espaço de transição para que os animais resgatados recebam atendimento veterinário e, posteriormente, sejam encaminhados para adoção responsável.
Responsabilidade animal
O médico-veterinário Luiz Henrique Neves Lúcio alerta que a negligência de tutores ainda é uma das principais causas do abandono. “Quando alguém abandona um animal, ele fica sem comida, sem água e, muitas vezes, acaba adoecendo ou causando transtornos, como rasgar lixo em busca de alimento. A maioria se torna apática e debilitada, e só consegue uma nova chance graças a resgates e ao trabalho de reabilitação”, explicou.
O abandono e os maus-tratos são crimes previstos na Lei nº 9.605/98, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano. Atualmente, o CATA abriga oito animais à espera de um lar, entre eles Salsicha, que há oito anos aguarda por adoção — um exemplo do desafio enfrentado por cães e gatos adultos, frequentemente preteridos em favor de filhotes.
Segundo a diretora de Causa Animal, Romilda Renata Saldanha de Azevedo, uma das principais dificuldades é a falta de conscientização sobre a vida animal. “O maior problema é a conscientização da população em relação à responsabilidade com seus animais. Muitos tutores adquirem um animal de estimação por impulso, sem nenhum planejamento. Não pensam na adaptação do animal ao ambiente, nos cuidados e gastos que um animal traz e, quando se deparam com o quintal sujo, latidos, custos com alimentação, medicamentos ou mudança de residência, optam pelo abandono, sem pensar no sofrimento do animal e no problema que podem causar para a sociedade”, disse.
Romilda revelou possíveis soluções para diminuir o número de animais abandonados em Divinópolis, sendo a principal delas a castração, que trará resultados a médio e longo prazo. Ela alerta ainda sobre o papel do CATA, cuja função central é o cuidado e a esterilização dos animais, e sobre a necessidade do apoio da população, tanto no sentido de não abandonar seus pets quanto de oferecer lares adotivos, mesmo que temporários, após a castração. “Para as pessoas que têm na sua rua um cão abandonado, ofereça um lar temporário para esse animal e entre em contato com o CATA. Vamos agendar a castração desse animal, assim você contribui para a redução de animais abandonados.”
A campanha Agosto Caramelo, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), é uma aliada nesse trabalho, fortalecendo a conscientização sobre o abandono e destacando a importância da adoção consciente. Ao longo do mês, a Prefeitura realizará ações de divulgação, eventos e mutirões de castração, além de campanhas de adoção nas redes sociais oficiais.
A Prefeitura reforça que cuidar dos animais é responsabilidade de toda a comunidade. O trabalho contínuo da Semac, por meio do CATA, busca construir uma cidade mais consciente, solidária e respeitosa com a vida, garantindo que cada cão e gato tenha direito a viver com dignidade, saúde e afeto.