Ação formativa marca o início da segunda edição do programa em parceria com a UFMG e o Governo Federal
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta quarta-feira, 7 de agosto, a Aula Inaugural do Projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, às 19h, no Teatro Municipal Usina Gravatá.
O evento marca o início oficial da formação continuada que contemplará todos os professores recém-nomeados que atuarão diretamente nas turmas com crianças de 4 e 5 anos de idade, da Educação Infantil no município. Os docentes deverão implementar, em sala de aula, as vivências propostas durante a formação, por meio da metodologia específica do projeto.
Estarão presentes gestores escolares e professores dos primeiros e segundos períodos da Educação Infantil de todas as unidades escolares da rede municipal. A noite contará com a participação especial da professora e pesquisadora Alessandra Fonseca de Morais, que ministrará a palestra “Quando o simples encanta e desafia: as complexidades do livro infantil”. Com ampla experiência na área, Alessandra é doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas e professora titular da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Além da palestra formativa, o evento terá uma abertura cultural com o cantor e educador musical Davi Stracci, além de uma mediação artística conduzida pelo educador e artista Éder Nunes Saldanha, promovendo a integração entre arte, música e literatura na formação dos educadores.
Durante o encontro, também serão apresentadas as formadoras responsáveis pela condução das ações do programa nas unidades escolares, fortalecendo o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com o incentivo à leitura e à escrita desde os primeiros anos da vida escolar.
De acordo com a articuladora do programa no município, Aline Augusta de Moraes Gontijo, o Projeto “Leitura e Escrita na Educação Infantil” é mais uma iniciativa que visa qualificar as práticas pedagógicas, promovendo uma educação pública de qualidade, sensível às infâncias e comprometida com o desenvolvimento integral das crianças.
O projeto está em sua segunda edição e é oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O curso LEEI tem como objetivo principal formar professores da Educação Infantil para que desenvolvam, com excelência, o trabalho com a linguagem oral e escrita, contribuindo com o direito à aprendizagem e à alfabetização desde os primeiros anos de vida.
Durante o evento, o secretário municipal de Educação, André Dimas, apresentou as novas formadoras que irão compor a equipe do LEEI. As servidoras Cláudia Gonçalves, Elaine Miranda, Mayara Finardi, Micheline Aparecida e Patrícia Siqueira já fazem parte da rede municipal e possuem ampla experiência com a Educação Infantil. Elas atuarão como multiplicadoras, colaborando com os professores e levando inspiração e reflexão para a transformação da prática pedagógica.