Ir para o conteúdo

Prefeitura de Divinópolis e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Divinópolis
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
AGO
07
07 AGO 2025
SAÚDE
Idoso é socorrido por equipe da Unidade de Saúde Tietê após mal súbito em ônibus coletivo
receba notícias
Rapidez, empatia e trabalho em equipe garantem socorro em tempo hábil
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), parabeniza a equipe da Unidade de Saúde Tietê pelo excelente atendimento de urgência prestado a um idoso de 77 anos que sofreu um mal súbito dentro de um ônibus da linha 11 do transporte coletivo, no dia 31 de julho.

Ao perceber que o passageiro apresentava sinais de desorientação, o motorista agiu rapidamente e conduziu o veículo até a porta da unidade de saúde mais próxima. A atitude do motorista do transporte coletivo, ainda não identificado, também é digna de agradecimento. Sua ação colaborativa possibilitou que a equipe da Unidade Tietê, composta pelo médico Irapuan Carvalho, o enfermeiro Vinícius Guimarães e os técnicos de enfermagem Júlia Ferreira, Bruna Gonçalves e Egom Xavier, realizasse o atendimento imediato.

O paciente apresentava quadro de hipotensão, taquicardia e estava hipo responsivo, em episódio de síncope. Os profissionais se mobilizaram com agilidade e levaram até o local o kit de primeiros socorros e o desfibrilador externo automático (DEA). Diante da gravidade do quadro clínico, o idoso foi transferido com segurança para dentro da unidade, onde foi estabilizado enquanto aguardava a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O paciente foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permaneceu sob cuidados médicos e em observação por 24 horas. Ao final deste período, recebeu alta e foi para casa. 

A Semusa reforça que a pronta resposta da equipe da Unidade Tietê reflete o compromisso dos profissionais da Atenção Primária à Saúde em garantir um atendimento ágil e humanizado, inclusive em situações emergenciais. Também destaca a importância da articulação entre os diversos setores da saúde e o envolvimento de toda a comunidade no cuidado à vida.
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia