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AGO
05
05 AGO 2025
EDUCAÇÃO
Educação integral marca retorno às aulas na Rede Municipal de Divinópolis
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Mais de 14 mil alunos voltam às salas amanhã e encontrarão novos professores concursados e capacitados, incluindo a equipe do tempo integral da Educação Infantil
Amanhã (6/8), mais de 14 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino retomam as aulas e serão recebidos por um time de educadores, aprovados no último concurso público, e que foram preparados para novos desafios durante as capacitações realizadas nas últimas duas semanas pela Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semede). Entre eles, estão os professores da Educação Infantil em tempo integral, que concluíram, na última sexta-feira (1/8), uma formação específica voltada ao desenvolvimento integral das crianças. O trabalho será baseado em rodízio de oficinas, que une atividades lúdicas, estímulo ao esforço cognitivo e múltiplas vivências, criando um ambiente que favorece o aprendizado e a formação cidadã desde os primeiros anos.

As oficinas abrangem diversas áreas, como artes, leitura, matemática, movimento, música e convivência social, favorecendo o desenvolvimento integral dos alunos por meio de práticas lúdicas, interativas e contextualizadas. São atividades que não apenas preenchem o tempo das crianças, mas ampliam o repertório cultural, cognitivo e emocional desde os primeiros anos de vida.

A servidora Reysla Aparecida de Andrade, em capacitação, destacou a importância do aprendizado nas oficinas. "A capacitação é muito importante, especialmente para quem está chegando agora à rede municipal. Ela nos ajuda a entender os processos, conhecer nossos direitos e deveres, e compreender melhor a área em que vamos atuar. No nosso caso, por exemplo, estamos falando da Educação Infantil em tempo integral. É fundamental aprender como funcionam as escolas, como é feito o planejamento e qual é a rotina de cada sala. Tudo isso nos prepara para o novo trabalho que conquistamos, evitando que cheguemos ‘crus’ a esse ambiente. A formação nos dá mais segurança para começar essa nova etapa com mais conhecimento e confiança.”

A servidora Silvana Francisca Lopes, que também participou do treinamento, ressaltou a experiência adquirida e a importância do trabalho em tempo integral realizada pela Semed. “A importância dessa formação que estamos vivenciando é justamente nos dar a oportunidade de conhecer quem está à frente do processo. A cada dia, durante as apresentações pessoais, percebemos histórias diferentes das nossas, mas que, de alguma forma, também se conectam. Isso nos dá a sensação de que estamos em boas mãos. São pessoas como a gente, com trajetórias diversas, mas com uma bagagem enorme, que têm muito a contribuir para a nossa formação. É uma verdadeira troca de experiências e de conhecimento — algo muito enriquecedor.”

Aprendizado com diversão

O modelo de educação integral é desenvolvido em instituições como o CMEI Miguel Rodrigues Filho, Escola Municipal Oribes Batista Leite, Escola Municipal São Sebastião, Escola Municipal Dionísio Joaquim Rodrigues e Escola Municipal João Gontijo da Fonseca. Juntas, essas unidades atendem 641 alunos em tempo integral, matriculados nas etapas de Creche III, 1º e 2º períodos, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A servidora Reysla comentou sobre a relevância do tempo integral e das diferentes práticas pedagógicas aplicadas. “O tempo integral é muito importante para a rede e para as escolas, pois oferece às crianças a oportunidade de estarem na escola durante todo o dia. Pela manhã, elas participam das atividades de escolarização e, à tarde, frequentam as oficinas. Isso contribui significativamente para o desenvolvimento delas e também traz tranquilidade para as famílias. Muitas vezes, essas crianças ficam em casa, sozinhas, mexendo no telefone, assistindo televisão ou presas em ambientes sem estímulos. Os pais, por sua vez, acabam preocupados, sem saber onde os filhos estão — se estão na rua, com vizinhos, ou precisam deixá-los com algum parente, quando nem sempre há alguém disponível para cuidar."

O tempo integral, portanto, é uma oportunidade valiosa para que essas crianças vivenciem novas experiências e aprendam de diferentes maneiras. Nas oficinas, elas entram em contato com atividades variadas que despertam o interesse, a curiosidade e promovem o desenvolvimento integral. Uma das oficinas é a de Aromas e Sabores, na qual os alunos fazem receitas e experiências, conhecendo diversos tipos de alimentos. Também há os Jogos Matemáticos, que envolvem atividades lúdicas que estimulam o raciocínio e o aprendizado de forma divertida.

Além da de Jogos e da Itinerante, outra oficina importante é a de Expressão Corporal, que trabalha o corpo e a musculatura, promovendo o desenvolvimento físico. No Ateliê, as crianças realizam atividades manuais, como pintura e trabalhos com diferentes materiais, explorando o lado sensorial e a criatividade. As Brincadeiras Cantadas também fazem parte da rotina, envolvendo músicas e movimentos corporais que contribuem para a coordenação motora e o aprendizado lúdico. Todas essas atividades acontecem de maneira integrada e, geralmente, têm como ponto de partida a Contação de Histórias, que é o eixo central das oficinas. A partir das histórias, outras atividades são desenvolvidas, sempre com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa.”

A coordenadora da Educação Infantil em tempo integral, Cris Penha, comentou sobre a importância dessa etapa. “Um dos pilares fundamentais para o sucesso dessa modalidade é a formação dos novos professores que ingressaram no trabalho com tempo integral e que estão recebendo orientações e apoio pedagógico para compreender as especificidades da proposta e planejar suas oficinas de forma intencional, alinhadas às diretrizes curriculares da Educação Infantil.”

A formação docente é essencial para garantir a qualidade das práticas pedagógicas e o fortalecimento da proposta, permitindo que os profissionais atuem com segurança, criatividade e sensibilidade diante das demandas de uma jornada ampliada de atendimento às crianças.

Com mais esta capacitação, a Prefeitura de Divinópolis reforça seu compromisso com a valorização da educação infantil e com a promoção de um ensino público de qualidade, inclusivo e transformador.
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