A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), repudia veementemente qualquer ato de violência dentro do ambiente escolar. Na manhã desta terça-feira (9/9), a avó de uma criança matriculada na rede municipal de ensino esteve em uma unidade escolar portando uma faca e, segundo a diretora da instituição para ameaça-lá . A Polícia Militar foi imediatamente acionada, e a situação foi prontamente contornada e esclarecida, garantindo a segurança as crianças , professores e demais servidores.
O episódio ocorreu após um incidente registrado na segunda-feira (8/9), quando a mãe de um aluno (filha dessa avó) já havia ameaçado a gestora escolar, e chegou a desferir agressões verbais contra a mãe de outra criança, a própria criança e um policial. Apesar de conduzida pela polícia, foi liberada e, no dia seguinte, a avó da criança voltou à escola com faca nas mãos , o que gerou pânico em toda a comunidade escolar.
A secretária municipal de Educação, Andreia Dimas, destacou que a gestão acompanha de perto o caso e reforçou a gravidade da situação. “A escola é um espaço de paz, aprendizado e convivência. Atitudes como essa colocam em risco toda a comunidade escolar. Precisamos reafirmar o diálogo como o caminho legítimo para a resolução de conflitos”, afirmou.
A Prefeitura informa que medidas administrativas e legais já estão sendo adotadas para resguardar a integridade da instituição e de seus profissionais. Além disso, a gestão municipal lançará uma campanha de conscientização pelo respeito aos professores e diretores, reforçando a valorização desses profissionais e a necessidade de garantir a eles condições seguras para exercer sua função.
Em depoimento a avó disse que portava a faca para “uso pessoal de fazer fumo”, apesar da faca ser grande e se manteve calma ao abordar a equipe escolar e procurar pela diretora