Programas como Bolsa Família e Porta a Porta contribuíram para o avanço na qualidade de vida da população e na economia local
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), informa que, no mês de julho de 2025, 515 famílias cadastradas no Cadastro Único superaram as condições de pobreza (renda de até R$ 218,00 por pessoa) e de baixa renda (de R$ 218,01 até meio salário mínimo por pessoa).
Essas famílias conseguiram melhorar sua renda por meio da inserção no mercado de trabalho formal ou informal, ou ainda com o acesso a programas de transferência de renda, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), alcançando melhores condições de vida e maior autonomia financeira.
Além disso, foi identificado que 103 famílias em situação de pobreza passaram a se enquadrar na regra de proteção do Programa Bolsa Família, recebendo 50% do valor do benefício devido ao aumento da renda familiar registrado no mês de julho.
Os dados reforçam a importância de iniciativas como o Programa Porta a Porta e o atendimento contínuo promovido pela Política de Assistência Social. Por meio da inclusão e atualização cadastral no Cadastro Único — realizados nos CRAS, no setor central do CadÚnico e em visitas domiciliares feitas por cadastradores, agentes sociais e assistentes sociais — a Prefeitura tem garantido diariamente o acesso a direitos socioassistenciais às famílias em situação de vulnerabilidade.
Esses avanços demonstram o compromisso do município com a promoção da cidadania, da inclusão social e com a construção de uma cidade mais justa para todos.