A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) e da Diretoria de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, realizou, durante esta semana, visitas de apoio técnico e assessoramento às comunidades terapêuticas que integram a Rede Complementar de Atendimento a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas no município.
A técnica Graziela Severo destacou a importância de monitorar, integrar e alinhar ações voltadas à atenção às pessoas dependentes de substâncias psicoativas, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas sobre drogas. Segundo ela, esse tipo de ação permite o contato direto com a realidade das instituições visitadas, promovendo práticas mais assertivas, o conhecimento de diferentes contextos e o aprimoramento do cuidado oferecido.
O gerente de Políticas Setoriais de Inclusão Produtiva e Segurança Alimentar, João Carlos Cândido, pontuou que as visitas tratam de proposições e alinhamentos relacionados à gestão organizacional, ao gerenciamento de pessoal, aos processos de admissão de residentes e à necessidade de se amparar nas legislações vigentes para garantir e efetivar os direitos das pessoas acolhidas. Ele ressaltou que as comunidades terapêuticas são entidades que realizam o acolhimento voluntário de pessoas com problemas associados ao uso nocivo ou à dependência de substâncias psicoativas, prestando um serviço essencial à rede de atenção psicossocial.
Foram visitadas as comunidades terapêuticas Casa Dia, Pérolas, Fonte Viva (masculina e feminina), Projeto Vem Viver, Projeto Quero Viver e Projeto Diogo.