Capacitação promovida pela Semed destaca práticas participativas e fortalece a integração entre escola e comunidade na rede municipal de ensino
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu continuidade, nesta segunda-feira (28/7), à formação dos novos servidores nomeados para a Rede Municipal de Ensino. Realizado na Faculdade Anhanguera, o encontro teve como tema central a atuação da Gerência de Políticas Educacionais, promovendo reflexões e orientações sobre a importância da gestão, um dos pilares fundamentais da educação pública de qualidade.
Conduzida pela equipe da Gerência de Políticas Educacionais, a capacitação reuniu cerca de 900 participantes e teve como objetivo apresentar as atribuições da gerência, promover reflexões e orientar os servidores sobre práticas participativas, colegiadas e colaborativas nas unidades escolares.
Durante a formação, as profissionais Daniela Freire, Fernanda Martinho, Cássia Silveira e Letícia compartilharam conceitos e fundamentos da gestão democrática, ressaltando sua importância na construção de escolas mais inclusivas, transparentes e conectadas com a comunidade. Foram abordados temas como o papel dos conselhos escolares, as assembleias, as eleições diretas para direção e o diálogo constante com estudantes, famílias, educadores e demais atores do ambiente escolar.
A programação reforçou o compromisso da Prefeitura com a valorização da participação cidadã nas decisões educacionais. A gestão democrática, conforme destacado na formação, fortalece os laços de confiança entre escola e comunidade, reconhece a diversidade cultural local e qualifica os processos pedagógicos e administrativos nas instituições de ensino.
A atividade integra o cronograma do ciclo de acolhimento e formação iniciado em 21 de julho, voltado aos novos profissionais da rede. Ao longo da semana passada, foram trabalhados temas como políticas públicas educacionais, inclusão, estrutura organizacional da rede, programas institucionais, alimentação escolar e transporte público, entre outros assuntos estratégicos para o exercício da função pública na educação.
Para esta semana, a formação continua com os seguintes temas:
Terça-feira (29/7): Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e Comunicação Assertiva.
De 30/7 a 1/8: Formaçōes específicas para cada cargo e atuação.
Quarta-feira (4/8): Atividades escolares como parte do processo educativo, no Poliesportivo.
A iniciativa demonstra o compromisso da Semed em garantir uma formação técnica, cidadã e humanizada aos servidores que chegam para fortalecer a educação municipal, preparando-os para uma atuação consciente, engajada e alinhada às diretrizes de uma escola pública democrática e de qualidade.