A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), implementou desde 1º de janeiro de 2025 o processo digital de Transmissão por compra e venda de bens Imóveis. Desde então, mais de três mil pedidos já foram realizados por meio da nova plataforma digital.
O novo método apresentou uma redução expressiva nos prazos de emissão do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Anteriormente, o processo era feito presencialmente e podia levar até uma semana para ser concluído. Com o sistema recentemente implementado, os ITBIs passaram a ser emitidos em até dois dias, demonstrando maior agilidade, eficiência e comodidade para os contribuintes.
Praticidade e conforto!
O correspondente bancário e despachante imobiliário, Ruan Carlos, residente de Belo Horizonte, realizou todo o processo da solicitação de forma digital, o que simplificou e evitou maiores dificuldades para o cidadão. “Realizei recentemente o processo digital de emissão e pagamento do ITBI e achei a experiência extremamente prática e eficiente. A possibilidade de fazer tudo online, sem precisar me deslocar até a prefeitura, trouxe agilidade e comodidade ao processo. Se fosse presencial, eu sequer conseguiria realizar o serviço, pois os custos com deslocamento de Belo Horizonte à Divinópolis inviabilizaria a operação — por isso, essa opção digital foi essencial e me ajudou muito. Esse modelo reduz bastante a burocracia e facilita muito para quem trabalha com isso no dia a dia, como é o meu caso”, relatou.
Segundo o Diretor de Fiscalização e Arrecadação de Tributos, Lucas Emiliano, “A implantação do novo sistema online para o processo de transferência de imóveis e emissão da guia do ITBI nas operações de compra e venda representou uma conquista importante não apenas para a administração pública, mas principalmente para os contribuintes de Divinópolis. O que antes era um processo moroso e burocrático, hoje pode ser finalizado em apenas 1 a 2 dias, de forma simples e totalmente digital. Com a digitalização do ITBI, os cidadãos agora têm a possibilidade de realizar todo o trâmite diretamente pela internet, sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura, filas ou excesso de papelada. Isso reforça o compromisso do município com a modernização dos serviços públicos e a valorização do tempo do contribuinte. Além disso, essa inovação traz mais transparência e segurança às operações, facilitando o acompanhamento de cada etapa por parte dos envolvidos, bem como a atuação da própria fiscalização”, disse.
A iniciativa representa um importante avanço na modernização dos serviços públicos, o que contribui para o fortalecimento e desenvolvimento da economia local, ampliando o controle e a transparência das operações.
O protocolo é realizado através do Portal de Serviços Digitais da Prefeitura Municipal de Divinópolis e um manual encontra-se disponível no seguinte link
https://servicos.prefeituradivinopolis.com.br/govdigital/Microsservicos/instrucao/221.
Dúvidas e esclarecimentos através da Gerência de Cadastro Imobiliário no 3229-8170 (Whatsapp) ou na Gerência de Tributos imobiliários no 3229-6528 (Whatsapp).