Aula especial com a participação do Movimento Negro promove reflexão, diversão e valorização das raízes africanas entre os alunos do 4º ano.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu nesta terça-feira (3/6) na Escola Municipal Professora Veneza Guimarães de Oliveira, uma aula especial para as turmas do 4º ano, com o apoio da professora Petrina e a participação de integrantes do Movimento Negro de Divinópolis. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar a "Mancala", um jogo tradicional repleto de história e significado cultural.
A Mancala é um antigo jogo de tabuleiro de origem africana, praticado há milhares de anos. Utilizando sementes, pedrinhas ou grãos, o jogo estimula o raciocínio lógico, a paciência e o respeito às regras. Mais do que uma simples brincadeira, o jogo representa uma importante expressão cultural de diversos povos africanos, mostrando como os jogos também podem transmitir ensinamentos e preservar histórias.
Durante a aula, os alunos aprenderam as regras do jogo, jogaram com os colegas e ouviram relatos sobre a importância da Mancala na cultura africana. Foi um momento de aprendizado, diversão e valorização das raízes, promovendo o reconhecimento e o respeito à cultura negra.
A professora Petrina, junto aos integrantes do Movimento Negro, apresentou de forma envolvente como a cultura africana está presente no nosso cotidiano e ressaltou a importância de conhecermos e valorizarmos essa herança tão significativa.
A aula foi um verdadeiro convite à reflexão, ao aprendizado coletivo e à vivência por meio do jogo e da troca de experiências.
Diversidade e Educação
No domingo (1/6), em comemoração ao aniversário da cidade, a Secretaria Municipal de Educação também marcou presença no desfile cívico, levando à avenida a riqueza da cultura africana. Estudantes, professores e representantes da rede municipal desfilaram com trajes típicos, cartazes e elementos simbólicos que celebram a contribuição dos povos africanos para a formação cultural brasileira.
A participação destacou a importância do respeito à diversidade e à valorização da história e das tradições afro-brasileiras, reforçando o compromisso da educação com a inclusão, o reconhecimento das identidades e a construção de uma sociedade mais justa e plural.
O tema também tem sido trabalhado em sala de aula, através do projeto “Minha Cidade Lê a Diversidade Étnico-Racial”. Com ações interdisciplinares que abordam temas tão complexos, a Semed busca preparar as crianças, para que no futuro eles possam se tornar cidadãos que farão a diferença na sociedade.