Cidade amiga participará das comemorações do aniversário da cidade
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), em um gesto de valorização regional e fortalecimento de laços fraternos, oficializou, por meio do Decreto nº 16.650/25, a cidade de Perdigão como a “Cidade Amiga” de 2025. A homenagem faz parte das celebrações pelos 113 anos de emancipação político-administrativa do município e reconhece a importância histórica, cultural e econômica da vizinha Perdigão no cenário regional.
A nomeação, além de simbólica, carrega sentimentos de amizade, respeito mútuo e cooperação. Perdigão, cidade acolhedora, alegre e de povo trabalhador, se destaca como um dos principais polos calçadistas da região Centro-Oeste mineira, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico local. Mais que vizinha, Perdigão é parceira de jornada, unida a Divinópolis por ideais comuns de promoção do bem e do progresso coletivo.
Durante as festividades de aniversário da cidade, Perdigão terá participação de destaque em eventos oficiais e culturais, especialmente no tradicional desfile cívico de 1º de junho. Na ocasião, o município convidado trará à avenida Primeiro de Junho, no Centro de Divinópolis, um pouco de sua história, identidade e tradição, encantando o público com manifestações que refletem a alma perdigoense.
A escolha da Cidade Amiga reforça o propósito da gestão municipal de incentivar a integração regional e fomentar a troca de experiências culturais entre municípios vizinhos. Após a exitosa participação de Lagoa da Prata em 2024, a edição deste ano consolida uma tradição que cresce em significado e afeto a cada aniversário de Divinópolis.
Sobre Perdigão
Perdigão foi fundada em 1962 e possui pouco mais de 8 mil habitantes. Com economia diversificada, voltada à produção industrial, agropecuária e ao artesanato, a cidade tem se destacado também por sua gestão eficiente e pelo fortalecimento das relações institucionais com cidades vizinhas.
A parceria celebrada neste momento representa mais que um convite: é um abraço fraterno entre duas cidades irmãs, que, de mãos dadas, caminham em direção a um futuro mais colaborativo, humano e regionalmente forte. Que os laços celebrados em 2025 perdurem para além da festa, como exemplo de união e respeito mútuo entre os municípios mineiros.