A Prefeitura de Divinópolis, através da Diretoria de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), realizou ontem (20/05) o Grupo de Apoio e Assessoramento às Comunidades Terapêuticas, que integram a Rede Complementar de Atendimento Álcool e Drogas no município.
Coordenado pela Técnica Graziela Severo, o encontro aconteceu no auditório da Semds. Durante a reunião, foi destacada a importância em monitorar, integrar e alinhar ações voltadas à atenção às pessoas dependentes de álcool e outras drogas, fortalecendo as políticas públicas voltadas ao atendimento de adictos e trabalhos de prevenção.
A pauta da reunião incluiu a apresentação e estudo da Resolução do CONAD 01/2015 que regulamenta, no âmbito do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), as entidades que realizam o acolhimento de pessoas, em caráter voluntário, com problemas associados ao uso nocivo ou dependência de substância psicoativa, caracterizadas como comunidades terapêuticas. Com o intuito de nortear as ações desenvolvidas dentro dos espaços, com o foco na construção do Plano de Atendimento Singular - PAS e demais instrumentais cabíveis aos serviços. A apresentação foi conduzida pela psicóloga, especialista em dependência química e responsável técnica da Comunidade Terapêutica Casa Dia, Carolina Valinhas Manata.
O momento também contou com a participação de Sirléia Moreira Tavares, Gerente do Cadastro único (CadÚnico), programas de transferências de renda e benefícios, que abordou preposições e alinhamentos para efetivar e garantir direitos da população de forma geral e enfatizou que o CadÚnico constitui, atualmente, uma importante ferramenta para a articulação da rede de proteção social,
Os presentes puderam esclarecer dúvidas, articulando ações com as demais políticas que compõem a Rede de Atendimento Álcool e Drogas no município. O encontro contou com a presença de representantes das Comunidades Terapêuticas, que fazem parte da rede complementar de atendimento a dependentes químicos. Entre as instituições representadas estavam: Casa Dia, Projeto Diogo, Pérolas, Projeto Quero Viver e Projeto Vem Viver.