A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a cobertura da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza Trivalente) no município está acima das médias de Minas Gerais e do cenário nacional. Ainda assim, em meio à situação de emergência em saúde pública decretada por conta do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a administração municipal reforça a importância da vacinação, especialmente para os grupos prioritários.
De acordo com dados atualizados até 19 de maio, Divinópolis alcançou 41,57% de cobertura vacinal, enquanto Minas Gerais está com 33,46% e o Brasil, com apenas 28,17%. Mesmo diante deste cenário positivo em comparação aos demais entes federativos, a Prefeitura alerta que os índices ainda estão aquém do ideal, principalmente entre gestantes e crianças, cuja cobertura local é preocupante: apenas 6,52%. e 31,97%, respectivamente.
Nos grupos de crianças e idosos, os números de Divinópolis também superam as médias estadual e nacional. A cobertura entre idosos no município chegou a 46,09%, contra 36,45% em Minas Gerais e 30,84% no Brasil. Já no grupo infantil, Divinópolis registra 31,97%, enquanto o Estado marca 27,23% e o país, 22,81%. Os dados mostram que Divinópolis está à frente em todos os indicadores, mas ainda precisa avançar significativamente para proteger nossa população, principalmente os grupos prioritários.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início em 3 de abril e segue em andamento. Diante da atual situação epidemiológica, a Prefeitura reforça o pedido para que todas as pessoas, principalmente as pertencentes aos grupos prioritários, procurem a unidade de saúde mais próxima, portando documento de identificação e cartão de vacinação.
O imunizante está disponível gratuitamente e é essencial para reduzir internações, complicações e óbitos decorrentes da Influenza — especialmente neste período em que a cidade enfrenta o aumento expressivo de casos de doenças respiratórias. A vacinação acontece em todas as unidades de saúde de Divinópolis, das 8h às 16h, e também nas unidades do programa Saúde na Hora, das 18h às 21h.