A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando a campanha “Quebrando o Silêncio”, voltada ao combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações começaram na segunda-feira (12/5) e seguem até sexta-feira (16/5), em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A mobilização envolve as Unidades de Atenção Primária à Saúde, equipes multiprofissionais (e-Multi), escolas municipais e o serviço da Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (REMSA) do bairro Icaraí, com uma série de ações educativas, culturais e informativas nos territórios atendidos.
A campanha tem como objetivos:
• Conscientizar sobre os sinais e riscos da exploração sexual;
• Incentivar denúncias pelos canais oficiais, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar;
• Fortalecer a rede de proteção à infância e à adolescência;
• Empoderar crianças, adolescentes e famílias com estratégias de prevenção.
De acordo com a referência técnica da Atenção Primária, Cristiane Rosa Davi Mikami, entre as ações programadas estão rodas de conversa, palestras, exibição de vídeos e curtas com debates, apresentações musicais, teatros educativos, além da confecção de cartazes e atividades interativas nas escolas e nas unidades de saúde. Também serão disponibilizados materiais virtuais informativos, voltados à população e aos profissionais da rede.
A secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, desta que o enfrentamento à violência sexual é uma responsabilidade coletiva. “Toda a sociedade pode e deve agir na proteção de crianças e adolescentes. Casos de suspeita ou confirmação de abuso devem ser denunciados pelos canais oficiais, como o Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar. Proteger é um dever de todos. Diga não ao silêncio. Diga sim à proteção”, finalizou.