Dia D da Vacinação em Divinópolis aplica mais de 4.700 doses no sábado (10/5)
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou no último sábado (10/5), o "Dia D" da Campanha de Vacinação contra a Gripe 2025 e de Multivacinação, com a aplicação de 4.763 doses ao longo do dia. A mobilização aconteceu entre 8h e 16h em diversas unidades de saúde do município, além da presença do Vacimóvel na Praça do Santuário, facilitando o acesso da população à imunização.
Do total de doses aplicadas, 3.651 foram da vacina contra a influenza (gripe), representando o maior volume da campanha. Também foram oferecidas vacinas de rotina e de atualização da caderneta vacinal, com destaque para imunizantes como hepatite B (199 doses), difteria e tétano adulto (284 doses), vacina contra dengue (67 doses), febre amarela (59 doses), HPV (58 doses), entre outras.
A campanha nacional, iniciada em 4 de abril, tem como meta vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde e educação. Desde o dia 29 de abril, no entanto, a vacinação foi ampliada para toda a população acima de 6 meses de idade, o que contribuiu para a ampla adesão registrada neste sábado.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sheila Salvino, desde o início da campanha, os profissionais da Semusa já aplicaram mais de 43.918 mil doses da vacina contra a gripe, sendo 40.267 antes do Dia D. “Os números demonstram o comprometimento da população e das equipes de saúde com a prevenção de casos graves da gripe, especialmente com a aproximação do inverno”, destacou.
As ações do “Dia D” ocorreram nas seguintes unidades de saúde: Afonso Pena, Belvedere, Bom Pastor, Ipiranga, Central, Danilo Passos, Ermida, Icaraí, Nações, Nossa Senhora das Graças, Niterói, Planalto, Sagrada Família, São José e Tietê.
A Semusa reforça que a vacinação continua nas unidades de saúde e nas unidades do “Saúde na Hora”, de segunda a sexta-feira. A vacinação é essencial para evitar complicações da gripe, reduzir internações e preservar a vida, principalmente das populações mais vulneráveis. A imunização segue sendo gratuita e acessível para toda a população.