Valores, respeito e cultura étnico-racial são praticados com as crianças por meio da leitura e atividades
Valores, respeito e cultura étnico-racial são praticados com as crianças por meio da leitura e atividades
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal De Educação (Semed), realizou ontem (6/5) as atividades do Projeto “Minha Cidade lê” de uma maneira ainda mais lúdica e divertida. Crianças do Cmei José Clementino Filho tiveram um momento de descoberta e leitura na chácara da professora e contadora de histórias Claudete Alves Araújo Fernandes, e contou com a presença das turmas das creches II, suas mães, avós e bisavós.
Durante as atividades, eles conheceram a historinha "Makeba vai à escola", que fala sobre uma menina de três anos que está prestes a iniciar sua vida escolar. A narrativa aborda a sua experiência de adaptação à escola, incluindo o medo inicial, o aprendizado, a convivência com outros colegas e a descoberta de novas coisas, a história também explora a importância da aceitação e da inclusão no ambiente escolar.
Dentre os presentes estavam, a diretora Rildilene Maria Jesuína Mendes, a vice-diretora Diolina Almada Alvim Neta, e o Vereador Walmir Ribeiro. Participaram também algumas pessoas da comunidade do distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida). A Prefeitura, por meio deste projeto, reafirma o seu compromisso com a educação e o desenvolvimento das crianças, promovendo uma metodologia igualitária, para formar jovens com que prezam pelo respeito e a igualdade.
Minha Cidade Lê
O Projeto Minha Cidade Lê, edição de 2025, foi lançado no dia 11/3 no Teatro Municipal Usina Gravatá, com a presença de educadores, autoridades, alunos, e colaboradores das escolas municipais. Este ano este ano a iniciativa recebeu o título “Minha Cidade Lê a Diversidade Étnico-Racial” e as escolas municipais já estão trabalhando o tema com seus alunos. O objetivo é promover o desenvolvimento de valores e habilidades sociais, além de atitudes relacionadas à diversidade e cultura étnico-racial.