A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e através no CMEI “Herbert de Souza”, no bairro Vila Cruzeiro, mais uma vez promove o projeto “Fome de quê?”, inspirado nas ações humanitárias do sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, que dá nome a referida escola. A iniciativa, que já acontece há mais de dez anos, tem como proposta despertar, desde a primeira infância, a consciência social e a importância da solidariedade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O projeto foi uma iniciativa da própria unidade escolar e recebeu apoio da Semed. A proposta mobiliza toda a comunidade escolar (crianças, famílias e funcionários). As atividades são realizadas anualmente com a participação de todas as turmas, desde o Creche III até o 2º Período, abrangendo crianças de 2 a 6 anos. As famílias também exercem papel fundamental, participando ativamente de eventos escolares, com doações e presença constante nas ações promovidas pelo CMEI.
A partir de 2024, o projeto “Fome de quê” se integrou aos projetos Minha Cidade lê e Empreendedorismo pois além de tratar da fome física, a iniciativa amplia o conceito para outras formas de carência, como a fome de educação, cultura, esporte, lazer, afeto e cuidado.
Entre as ações desenvolvidas as crianças puderam expressar seus desejos e aspirações para o futuro, a partir da leitura de uma das obras literárias do Betinho. As propostas pedagógicas sempre promovem ações para arrecadar fundos, que se transformam em doações. Em 2024 foram arrecadadas aproximadamente 1000 fraldas geriátricas e 400 quilos de alimentos. A comunidade participou de uma campanha solidária para arrecadação de água potável, pautada no lema “Quem tem sede tem pressa”, para as vítimas das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.
Em 2025, a ação já arrecadou aproximadamente 800 quilos de alimentos, que no dia 7 de abril foram doados a duas instituições beneficentes do município. A essas mesmas instituições foram também entregues brinquedos, jogos pedagógicos, materiais esportivos e livros a partir de arrecadações no final de 2024.
Segundo a diretora pedagógica da unidade, Maria Cláudia Mesquita Lacerda, o projeto tem impacto direto na formação do caráter das crianças, promovendo valores como empatia, solidariedade e cidadania.
Quem foi Betinho
Herbert de Souza, conhecido como Betinho, foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos que dedicou sua vida à luta contra a desigualdade social no Brasil. Em 1993, fundou o movimento “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”, que se tornou um marco na mobilização popular brasileira. Ao longo de 30 anos, a iniciativa arrecadou e distribuiu cerca de 55 milhões de quilos de alimentos em todo o país.
Betinho faleceu em 9 de agosto de 1997, mas seu legado continua vivo, inspirando gerações a promoverem ações de solidariedade e transformação social.