Atividade orientou usuários sobre sintomas, causas e impacto da doença neurodegenerativa
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, na manhã de hoje (9/4), foi realizada uma ação educativa na recepção da Unidade de Saúde Tietê. A atividade abordou o tema Doença de Parkinson e contou com a participação do estagiário de medicina Maurício Cintra, do enfermeiro Vinícius Carvalho e das agentes comunitárias de saúde (ACS) Dania Aparecida, Edilene Silva, Angélica Amanda e Keli Gonçalves.
A ação contou com a participação de aproximadamente 25 usuários da unidade, que puderam se informar e tirar dúvidas sobre a doença, seus sintomas e formas de acompanhamento.
A doença de Parkinson é uma condição que afeta o sistema nervoso central, comprometendo principalmente o sistema motor, responsável pelo controle dos movimentos do corpo. Ela é causada pela redução progressiva da produção de dopamina, uma molécula cerebral essencial para funções como andar, escrever e falar.
Atualmente, o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, afetando cerca de 11 milhões de pessoas.