A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promove nesta quinta-feira (10/4), a partir das 8h30, uma ação especial na Unidade de Saúde Lagoa dos Mandarins. A iniciativa tem como objetivo intensificar os cuidados com a saúde da população, por meio de atendimentos gratuitos voltados à prevenção, detecção precoce e orientação sobre hipertensão e diabetes, duas das doenças crônicas mais comuns e silenciosas.
Durante a ação, será realizada uma roda de conversa com os usuários do ESF, com orientações sobre os riscos da hipertensão e diabetes, além de sua relação com a saúde bucal. Segundo Renata Silva, supervisora da unidade, o objetivo é alcançar a comunidade com informações, serviços e acolhimento para incentivar hábitos mais saudáveis e identificar precocemente possíveis casos. Ela detalhou que os profissionais pretendem esclarecer aos participantes que, se não controladas, essas doenças podem causar complicações graves, como infarto, AVC, insuficiência renal, problemas de visão e má circulação, sendo o diagnóstico e o tratamento precoce essenciais para prevenir essas condições. "É de extrema importância cultivar hábitos saudáveis para evitar doenças crônicas. A prática regular de atividades físicas, alimentação saudável são indispensáveis e, para aqueles que já apresentam alterações sistêmicas, é necessário realizar o controle na unidade de saúde e seguir todas as recomendações médicas", disse.
Entre os envolvidos na ação estão a responsável pela iniciativa, a agente comunitária Célia Batista, o enfermeiro Renato Dias Gomes, a dentista Larissa Fernandes e a auxiliar de saúde bucal Aline Miranda. A atividade é gratuita e aberta à comunidade, sem necessidade de agendamento. Basta comparecer à unidade com documento de identificação. A na Unidade de Saúde Lagoa dos Mandarins fica localizada na Rua Mariana, 121 – Prolongamento Icaraí.
A Prefeitura de Divinópolis reforça, por meio de ações como esta, seu compromisso contínuo com a promoção da saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população.