A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na sexta-feira (21/3) diversas ações nas unidades escolares para dar visibilidade ao Dia Internacional da Síndrome de Down.
Criada para promover, em todo o mundo, a conscientização sobre a inclusão e os direitos das pessoas com Síndrome de Down, a data reforça a importância da diversidade e do respeito às diferenças, além da necessidade de oportunidades iguais para todos.
O dia 21 de março foi escolhido por simbolizar a trissomia do cromossomo 21, característica genética da condição. Em diversas partes do mundo, ocorrem ações para ampliar a visibilidade e estimular debates sobre inclusão na educação, no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
A celebração reforça a necessidade de um mundo mais inclusivo e acessível. No CMEI Isaura Ferreira, os profissionais incentivaram o uso de meias trocadas, brincadeira realizada em diferentes cidades para chamar a atenção para a causa.
Com essa iniciativa, o objetivo foi gerar conversas e, principalmente, reforçar a mensagem de que "ser diferente é normal".
A diretora Nívia Faria destacou a importância do debate para construir uma sociedade com mais oportunidades e menos barreiras.
A rede municipal de ensino de Divinópolis conta com estudantes com Síndrome de Down matriculados na educação infantil e no ensino fundamental. O planejamento pedagógico das escolas considera as características de cada criança para propor estratégias diferenciadas e favorecer a aprendizagem.
Para contribuir com esse trabalho, a Secretaria realiza orientações específicas aos professores por meio da Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede). O educador precisa conhecer as potencialidades da criança, assim como suas maiores dificuldades cognitivas e comportamentais. Por esse motivo, a participação da família é essencial, assim como o envolvimento dos profissionais que acompanham a criança fora da escola.
A Semed incentiva a participação dos estudantes em eventos, feiras e apresentações para estimular autonomia e protagonismo, proporcionando oportunidades para seu desenvolvimento e inclusão.