A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), informa que, nesta quarta-feira (7/3), realizou uma reunião para planejar e monitorar as ações do Proteção Social Básica (PSB) em Domicílio: Laços de Cuidado. O encontro, que ocorreu no auditório da Semds, contou com a participação das equipes da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom) e do S.O.S. do Câncer, responsáveis pela execução do serviço em parceria.
O PSB em Domicílio é voltado para idosos, pessoas com deficiência e suas famílias, garantindo acesso aos serviços do Cras sem a necessidade de deslocamento. O objetivo é fortalecer os laços familiares e comunitários, além de proporcionar um atendimento mais humanizado e próximo desses indivíduos.
Pedro Estevão, coordenador da Proteção Social Básica, destacou a importância do serviço: “O atendimento do PSB em Domicílio aproxima a população dos serviços de Assistência Social e garante um cuidado mais atencioso para idosos e pessoas com deficiência”.
Michele Lopes, diretora da Proteção Social, ressaltou a importância do planejamento para a execução das ações: “Os serviços de Assistência Social precisam ser bem planejados para alcançar quem mais precisa. Sem esse planejamento contínuo, não conseguiríamos garantir um atendimento adequado para a população”.
O nome "Laços de Cuidado" foi escolhido para representar o principal objetivo do serviço: fortalecer a conexão entre a comunidade e os programas de Assistência Social.
Como acessar o serviço?
Para receber atendimento pelo PSB em Domicílio, o primeiro passo é procurar o Cras mais próximo. O Cras realiza a gestão comunitária e encaminha as famílias para o atendimento das equipes especializadas, compostas por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais. O serviço visa garantir que ninguém fique sem apoio, promovendo mais qualidade de vida para quem necessita.