A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, na última quarta-feira (6 de março), ocorreu na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) o acolhimento dos novos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente (Remsa) e do Programa de Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família (Resenf).
Os programas de residência são realizados em parceria com a Semusa. A chegada de novos profissionais possibilita uma assistência especializada e qualificada, beneficiando a população com um atendimento mais eficiente e específico.
A Remsa conta com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, dentista, assistente social e psicólogo. Os profissionais atuam nas unidades de saúde dos bairros Icaraí e São José, realizando atendimentos para adolescentes de 10 a 19 anos. Em 2024, a equipe da unidade do Icaraí já realizou mais de 1.790 atendimentos multiprofissionais a esse público.
A Resenf é composta por seis enfermeiros que atuam em diversas unidades de saúde, conforme os campos de atuação disponíveis.
A residência proporciona a formação de profissionais mais qualificados, críticos e reflexivos, capacitados para transformar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) com inovação e soluções eficazes para as necessidades da população.