A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma coletiva de imprensa na manhã de hoje (28), no bairro Santa Clara. Durante o evento, a Diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargo, apresentou o uso de drones no combate à dengue.
Os drones estão sendo utilizados para realizar o mapeamento aéreo de áreas da cidade, sobrevoando regiões de difícil acesso para os agentes de saúde. A tecnologia ajuda a identificar locais com possível acúmulo de água parada, um dos principais focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Com as informações fornecidas pelos drones, a Vigilância em Saúde realizará visitas mais direcionadas e eficientes aos pontos indicados.
“Esse recurso vai poupar tempo das equipes e aumentar a precisão das visitas. É uma tecnologia importante, mas é fundamental que a população se conscientize sobre a necessidade de fiscalizar e manter seus próprios lares livres de focos. Em Divinópolis, 88% dos focos de dengue encontrados estavam em residências, em locais de fácil remoção”, destacou a diretora Érika Camargo.
O serviço de drones foi adquirido por meio de licitação, com recursos destinados pelo governo estadual. A ação faz parte da campanha “Minha Cidade Livre da Dengue”.