A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, na oficina da última quarta-feira (16/1) no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi), os usuários participaram da dinâmica "quá-quá-palmas-bum", seguida por uma roda de conversa. A atividade foi conduzida pelo Assistente Social Maicom Marques e pelos estagiários de Educação Física.
A dinâmica ajudou os participantes a perceber que hábitos e comportamentos são aprendidos, mas também podem ser desaprendidos. No entanto, essa transformação exige tempo, treino, paciência e persistência, pois mudar algo ao qual estamos acostumados não é fácil. Durante a brincadeira, os participantes observaram que alterar a sequência ao trocar números como 3 ("quá-quá"), 5 ("palmas") e 7 ("bum") gerava ansiedade, atenção e até um certo medo de errar.
A reflexão levantada na atividade destacou que, se desafios simples geram essas emoções em uma brincadeira, é possível imaginar o impacto que mudanças têm na vida real de crianças e adolescentes. Contudo, a mensagem reforçada foi clara: com paciência, persistência e prática, as mudanças são possíveis e podem ser alcançadas.