A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (APS), promoveu, na quinta e sexta-feira (21/11 e 22/11), uma capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Com o tema “Política de Saúde e defesa dos direitos da População LGBTQIAPN+: estratégias para a acolhida e o atendimento de qualidade”, a capacitação foi conduzida pelo assistente social e professor universitário Maicom Marques, acompanhado pelos discentes Izabel Santos, Felipe Alves e Rafael Monteiro, integrantes de um projeto de extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Cláudio.
Vanessa Ribeiro Machado, referência técnica da Política de Equidades, ressaltou a importância de abordar questões voltadas à população LGBTQIAPN+ como forma de fortalecer as políticas públicas. Ela também destacou que a capacitação é essencial para que os agentes comunitários adquiram letramento adequado dessa população, o que inclui o preenchimento correto de informações referentes à orientação sexual e identidade de gênero nos cadastros de saúde.
Essa ação reforça o compromisso da Semusa com a promoção de políticas inclusivas e com a qualificação contínua de seus profissionais para assegurar atendimento humanizado e de qualidade.