A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam), realiza a ação de castração, que é uma parceria do deputado Noraldino com a servidora Edimara Martins, coordenadora do cuidado animal.
A ação começou na última segunda-feira (28/10), e irá terminar amanhã (31/10), e está ocorrendo no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura, na avenida Paraná, nº 2601, no bairro São José.
No seu primeiro dia, foram realizadas 68 castrações em gatos e gatas, sendo que, 20 gatos que estavam inscritos não foram levados pelos seus responsáveis. A Prefeitura reforça que, a ausência nesse tipo de ação, retira o lugar de pessoas que levariam, de fato, seus animais para castração, portanto contamos com mais responsabilidade dos donos na hora da inscrição.
No segundo dia da ação (29/10), foram realizados 115 procedimentos, sendo 64 castrações de gatos e gatas, e 51 de cães é cadelas. Felizmente, nesse dia, nenhum animal esteve ausente para castração.
A Seplam destaca que há algumas restrições para as castrações, sendo elas: cães e gatos devem ter, no mínimo, 6 meses de idade e, no máximo, 7 anos. As cadelas e gatas no cio podem ser castradas. Todos os animais devem estar em boas condições de saúde.
É importante lembrar que, por questões de segurança não serão realizadas castrações de animais de raças específicas (cães braquicefálicos) como: shitzu, buldogues, pequineses, lhasas apsos, etc, e outros sensíveis como malteses e raças como yorkshires, Spitz alemão, e outros.
Estes animais devem ser operados em clinicas com a utilização de anestesia inalatória, considerada mais segura. Animais idosos acima de 8 anos e com menos de 6 meses de vida, assim como cães acima de 40 kg ou abaixo de 3 kg, também não serão aceitos pelos mesmos motivos.