A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Gabinete da Vice-Prefeita, Janete Aparecida, parabeniza a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) - Unidade Divinópolis pelos seus 60 anos, prestando importante serviço à nossa sociedade.
Na manhã de hoje (24/10), foi realizada a solenidade de abertura das comemorações. O evento contou com a presença de diversos representantes da instituição, autoridades e estudantes.
A vice-prefeita, Janete Aparecida, destacou a importância desta instituição. “Ao longo dessas seis décadas, a Uemg tem sido fundamental para o desenvolvimento de Divinópolis e região, formando profissionais competentes, gerando conhecimento e impactando positivamente a nossa sociedade. Ela é um verdadeiro patrimônio da nossa cidade, e seu compromisso com a educação de qualidade nos enche de esperança para o futuro. A Prefeitura se orgulha de ser parceira nesta importante jornada, e reforçamos nosso apoio a todos que fazem parte dessa história de sucesso”, salientou.
História
A trajetória da Uemg Divinópolis, primeira instituição de ensino superior da cidade, está ligada à história da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (Fafid), criada em 25 de outubro de 1964 por um grupo de professores radicados na cidade, com oferta de quatro cursos de licenciatura. Em 1976, passou a ser chamada de Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi).
A opção por incorporar-se à Uemg, ocorrida nos anos 1990, inaugurou uma nova fase na trajetória da Funedi e determinou novos rumos para a instituição. Em setembro de 2014, a instituição foi estadualizada pela Uemg. Desta forma, a instituição completa, também em 2024, 10 anos de ensino público, gratuito e de qualidade em diversas áreas do conhecimento.
A Uemg Divinópolis oferece, atualmente, 18 cursos de graduação nas áreas de saúde, ciências sociais aplicadas, engenharias e licenciaturas, com habilitações em bacharelado e licenciatura, além de cursos de especialização, contando com cerca de 4 mil estudantes, tanto da região quanto de diversos outros locais do país.