A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, de julho a setembro, 42 atividades educativas contra arboviroses (dengue, chikungunya e zika), em diversos pontos da cidade. No mesmo período foram distribuídos 12.330 materiais informativos/educativos.
Destas 42 atividades educativas, 24 foram realizadas em julho, 6 em agosto e 12 em setembro. Em relação aos materiais educativos, 7.658 foram distribuídos em julho, 3.000 em agosto e 1.672 em setembro. Todas estas atividades educativas, junto com o trabalho intenso dos agentes de saúde nas visitas às residências, nos mutirões e arrastões de limpeza, são importantes armas no combate à dengue no município.
Mesmo com o trabalho intenso dos agentes de saúde, a Vigilância em Saúde Ambiental ressalta a importância da colaboração contínua da população no combate à dengue. Os moradores devem eliminar recipientes que possam acumular água em suas residências, verificar regularmente calhas, ralos e vasos de plantas, além de cobrir adequadamente caixas d'água e outros reservatórios.