A ação aborda a síndrome de Burnout para os profissionais da instituição
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (24/6), uma palestra sobre a Síndrome de Burnout com os professores e profissionais da Escola Estadual Halim Souki.
A ação foi ministrada pelo enfermeiro do trabalho, Gustavo Dias Araújo, para cerca de 43 trabalhadores da escola. O profissional abordou os sintomas, prevenção e cuidados para com a síndrome, além de ressaltar a importância dos momentos de lazer e relaxamento.
Gustavo Dias dissertou sobre a importância das cautelas com a saúde mental dos trabalhadores. “A prevenção da saúde mental do trabalhador é de extrema importância para o atendimento à população e principalmente para qualidade de vida desse trabalhador. A Visat trata com devida importância e respeito o trabalhador como um todo. São profissionais que necessitam de um cuidado especial por ser espelho de nossas crianças e futuro e nosso país”, pontuou.
A Visat é um conjunto de ações e práticas que envolvem desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho até ações educativas e avaliações estatísticas para promover mais saúde aos trabalhadores. A Visat se mostra, assim, estruturante e essencial ao modelo de Atenção Integral em Saúde do trabalhador, constituindo saberes e práticas sanitárias, promovendo prevenção e cuidado.