A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma ação sobre Síndrome de Burnout, coma equipe da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Morada Nova.
Na ação, realizada no dia 7 de junho, foi ministrada uma palestra destacando a importância da saúde mental para os trabalhadores da unidade de saúde. O enfermeiro do trabalho, Gustavo Dias Araújo, conduziu a ação e ressaltou os sintomas, prevenção, cuidados, além da importância dos momentos de lazer e relaxamento. “A prevenção da saúde mental do trabalhador é de extrema importância para o atendimento à população e principalmente para qualidade de vida desse trabalhador. A Visat trata com devida importância e respeito o trabalhador como um todo”, informou.
A Visat é um conjunto de ações e práticas que envolvem, desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho com a intervenção de fatores de risco ambientais nos processos de trabalho, como também em ações educativas e avaliações estatísticas para promover a saúde desse trabalhador. Este setor é estruturante e essencial ao modelo de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador, constituindo saberes e práticas sanitárias, articulados intra e intersetorialmente da promoção, prevenção e cuidados.