A Prefeitura de Divinópolis, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps III/ Caps AD) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma série de atividades extramuros, realizadas nos dias 13 e 18 de junho, com o propósito de abordar o tema da saúde mental.
O objetivo dessas ações é apresentar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) municipal, detalhando os dispositivos disponíveis, o público-alvo de cada serviço, locais de atendimento e suas particularidades. Além disso, busca-se refletir sobre temas relevantes que afetam a saúde mental e oferecer orientação e acolhimento à população.
O Caps III/Caps AD realizou, no dia 13 de junho, uma instrução no Tiro de Guerra 04-019 para cerca de 100 jovens em serviço militar obrigatório, abordando o impacto das drogas lícitas e ilícitas na saúde e seus desdobramentos biopsicossociais. O coordenador do Caps III Sersam e psicólogo, Wanderson Teixeira, conduziu a palestra com uma linguagem acessível, esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações sobre o tema.
Outra palestra ocorreu ontem (18/6) no distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida), a convite da Equipe de Estratégia de Saúde da Família local, onde o Caps III foi apresentado, refletindo sobre temas como depressão e ansiedade. Essas ações buscam ampliar o alcance do serviço de saúde mental, que atende diariamente pessoas em situação de risco já em uso recorrente e abusivo de substâncias psicoativas.
Em Divinópolis, cerca de 27.000 pacientes já foram atendidos em algum momento nos serviços do Caps III/Caps AD. Levar o tema para fora dos muros do Sersam é fundamental para quebrar paradigmas e desfazer rótulos pejorativos que ainda persistem na sociedade. A informação é essencial para diminuir o sofrimento, pois pode levar o indivíduo a reconhecer um certo desconforto e buscar ajuda.