A Prefeitura de Divinópolis, através do Centro de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem o prazer de anunciar que, hoje (27/5), foi inaugurado o projeto da Unidade Móvel de Vacinação, denominado “Vacimóvel”.
O “Vacimóvel” é um veículo adaptado que comporta uma sala de vacina destinada à vacinação extramuro, idealizada a partir da observação das baixas coberturas vacinais, dentre elas, o difícil acesso da população aos serviços de saúde. Essa dificuldade de deve a diversos fatores, entre eles o deslocamento nas áreas rurais, mães com crianças em idades diferenciadas e dificuldade financeira para transporte até uma Unidade Básica de Saúde.
Diante disso, foi necessário reinventar-se e buscar estratégias inovadoras para fazer com que a vacina estivesse acessível à população e também para adaptar-se às nova realidades propostas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O projeto demonstra que é possível o desenvolvimento de estratégias inovadoras no âmbito do SUS, e que é possível mudar esse cenário de baixas coberturas vacinais, criando outras formas de acesso da população aos imunizantes.
O veículo atuará de forma dinâmica e efetiva, com um cronograma semanal bem planejado, priorizando ações de rua, e sociais, escolas, em comunidades periféricas de difícil acesso, entre outras. A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, informou a importância deste projeto. “O projeto Vacimóvel tem como objetivo democratizar o acesso da população à vacinação, levando essa oportunidade até as pessoas que são impossibilitadas, por quaisquer motivos, de se locomover até um ponto que ofereça esse tipo de serviço”, afirmou.
O coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, enfatizou que o “Vacimóvel” é um grande ganho para a população divinopolitana. “O Brasil possui um sistema de saúde robusto e uma longa tradição de vacinação, e deve continuar a investir na promoção da imunização como uma das principais estratégias de prevenção de doenças”, completou.
Tércio enfatizou dizendo que ainda é preciso garantir o acesso equitativo às vacinas, mantendo as taxas de cobertura vacinal em níveis adequados, e passando informações precisas para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. “Esses são os pilares para manter os sucessos alcançados e são considerados passos cruciais para o enfrentamento dos desafios atuais relacionados à hesitação vacinal e à desinformação”, finalizou.
Na ocasião, o Prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, comentou sobre a importância do Poder Público promover ações de inclusão para atender toda população. “A Prefeitura está comprometida a garantir que todos os cidadãos tenham acesso igualitário aos serviços públicos essenciais, como a saúde. A inclusão é fundamental por isso investimos em projetos que visam atender às necessidades de todos, sem exceção, para assim, criar uma Divinópolis mais acolhedora a todos”, pontuou.