A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa as principais ações e entregas feitas pela Saúde, entre os anos de 2021 e 2024. Durante o período, todas as 45 unidades de Atenção Primária à Saúde foram reformadas e/ou revitalizadas, e quatro novos centros de saúde foram construídos. A Estratégia Saúde da Família ampliou a cobertura, que antes era de 42%, para 79%.
Foram implantadas 10 equipes do programa “Saúde na Hora”, proporcionando horários de funcionamento noturno, nas unidades: Ermida, Sagrada Família, Planalto, Belvedere, Tietê, Nossa Senhora das Graças, São José, Afonso Pena, Niterói e Bom Pastor. A gestão contou também com a implantação do Consultório da Rua e de equipe exclusiva para realização de vacinação extramuros, com aquisição do “vacimóvel”.
O município, que estava com uma nota inferior a 5, subiu para 8,3 no Previne Brasil. O programa é um modelo de financiamento à Atenção Primária à Saúde (APS), que altera a forma de distribuição de recursos federais, com o objetivo de ampliar os atendimentos da Atenção Primária, responsável por ser a porta de entrada para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. A frota veículos da saúde foi toda renovada.
A Semusa conquistou a Certificação do Ministério de Saúde pela eliminação da transmissão vertical de HIV, fortalecendo a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parcerias sexuais e crianças.
Neste ano de 2024, está em andamento a construção de mais seis novas unidades de saúde (Candidés, Danilo Passos, Quintino, CSU, Ermida e Jardinópolis); a implantação do Serviço de Assistência Especializada (SAE) ampliado; além da implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), cuja obra encontra-se em fase final.
A secretária de Saúde, Sheila Salvino, destacou as ações realizadas. “Os avanços que a saúde experimentou desde o início se 2021 são frutos da priorização e da decisão política da gestão em investir na expansão e na qualificação da rede assistencial. Ampliação de cobertura, a implantação de novos serviços e a contratação de novos servidores foram ações decisivas para que melhorássemos de forma muito significativa nossos indicadores de saúde”, reforçou.