17 ABR 2024
Oficina capacita professores participantes da Mesa Educadora 2024
O treinamento busca apresentar uma abordagem a respeito do conceito de número, a fim de ser transmitido pelos professores na educação infantil
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que está acontecendo, de 16 a 18 abril, no auditório da instituição, uma oficina voltada aos professores da educação infantil que estão participando da Mesa Educadora 2024.

Os encontros estão sendo realizados pelo professor do Centro de Referência dos Profissionais da Educação, Almeida Divino Gonçalves, e tem o propósito de refletir orientar e apresentar uma abordagem pedagógica a respeito da construção do conceito de número pelas crianças, partindo de uma perspectiva piagetiana. Essa ideia defende que o conhecimento nem se transmite nem está pronto, esperando apenas que a maturação seja capaz de captá-lo.

Desta forma, cada um dos professores participantes pode refletir sobre o seu trabalho na escola e, de acordo com a faixa etária de atuação, pode perceber a importância de estabelecer um diálogo fecundo com as crianças por meio de vivências e sequências didáticas que fundamentarão os processos básicos de classificação, inclusão, seriação, correspondência e conservação.

As atividades promovidas na oficina, então, buscam apresentar sugestões de atividades lúdicas e pautas de observação para que cada criança vá internalizando esses processos, buscando-se chegar à construção do conceito de número. O processo é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças da educação infantil.