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ABR
11
11 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Mães atípicas se reúnem para discussão de processos educacionais nas escolas
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Esses encontros oferecem um espaço seguro e empático para compartilhar experiências, trocar informações e buscar soluções para os desafios enfrentados
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que foi realizada, na tarde da última segunda-feira (8/4), na sede da instituição, uma reunião de demandas com mães que têm filhos deficientes. O encontro contou com a participação da secretária de Educação, Andreia Dimas, e da coordenadora responsável pelo setor da Educação Especial, Letícia Maria de Melo Campos.
 
Na ocasião, foram esclarecidas algumas questões importantes relacionadas ao processo educacional e pedagógico das crianças, e compartilhadas algumas informações, que são de extrema importância para o avanço dos serviços. Essa colaboração entre as mães cria um senso de comunidade e apoio mútuo, fortalecendo os laços e promovendo o bem-estar emocional.
 
Entre os tópicos discutidos no encontro, alguns deles se destacam, como a contratação e capacitação dos profissionais de apoio à inclusão; a formação dos professores regentes para que as adaptações sejam realizadas de forma satisfatória; a acessibilidade das instalações escolares; e a qualidade dos recursos educacionais disponíveis para crianças com deficiência, além de políticas e práticas relacionadas à inclusão e diversidade.
 
As reuniões de demandas são essenciais para empoderar as mães e promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para pessoas com deficiência, além de exercer um papel crucial na identificação e abordagem das necessidades dessas famílias. Além disso, os debates podem ser uma plataforma para advogar por recursos e serviços adequados, aumentando a conscientização e a inclusão da comunidade em relação às questões das pessoas com deficiência.
 
Momentos como este permitem que os responsáveis pelas crianças se sintam ouvidos e envolvidos no processo educacional de seus filhos, e capacitam a comunidade escolar a tomar medidas concretas para melhorar a qualidade do atendimento público escolar para todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou deficiências. A colaboração entre pais, educadores e funcionários da escola é fundamental para criar um ambiente inclusivo, no qual todas as crianças possam aprender e prosperar.
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