15 MAR 2024
Atividades de promoção a saúde movimentam usuários de unidades do município
As ações promovidas pelas unidades de saúde visam promover o bem-estar

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulga algumas atividades de promoção a saúde realizadas nesta semana, para usuários das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município.

Na terça-feira (12/3), a ESF Tietê realizou uma atividade comemorativa ao Mês das Mulheres, voltada para as usuárias da unidade. Na atividade, a dentista Ana Lúcia Mesquita, promoveu sessões de auriculoterapia no Grupo de Chi Kung. A auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

A unidade de Campina Verde promoveu também na terça-feira, uma ação na Escola Municipal Professor Odilon Santiago. Na oportunidade, os agentes comunitários de saúde (ACS) da ESF, junto aos agentes de combate a endemias, realizaram ações de prevenção e combate à dengue, orientações individuais e coletivas para os alunos com entrega de flyers, demonstrações em microscópio e maquetes.

Também pensando no combate a dengue, a ESF Primavera realizou na quarta-feira (13/3), uma atividade na Escola Municipal João Gontijo da Fonseca. Na ocasião, os profissionais da unidade conversaram com os alunos e deram dicas importantes, que serão cruciais nesta batalha contra o mosquito Aedes aegypti.

Ainda na quarta-feira, a unidade Jusa Paraíso promoveu uma atividade em prol do Março Lilás, mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero. A iniciativa ofertou preventivos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, palestra, testes rápidos e terminou com um delicioso lanche comunitário. Mais de 20 mulheres da região participaram da ação.

Já a unidade de Danilo Passos realizou nesta quinta-feira (14/3), mais um encontro do grupo de fisioterapia. A ação contou com uma série de exercícios de alongamento e práticas de fortalecimento físico, a fim de promover qualidade de vida e prevenção de agravos à saúde. Cerca de 25 usuários estiveram presentes.