22 FEV 2024
Transportes irregulares de estudantes são alvos em operação de fiscalização
A fiscalização realizada visa zelar pela segurança e bem-estar dos estudantes durante o transporte escolar e fazer com que as recomendações de segurança sejam cumpridas.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), informa sobre as ações de fiscalização realizadas hoje (22/2). Na ação, foram abordados diversos veículos pelo descumprimento das recomendações legais.

Durante a operação, foram identificadas diversas irregularidades, demandando uma atenção especial para corrigir tais situações. Em destaque, vale ressaltar algumas ocorrências que merecem preocupação e pronta intervenção.

Destaca-se o caso de uma condutora que transportava 8 crianças dentro de um veículo com capacidade para apenas 5 ocupantes. Essa prática é claramente inadequada e coloca em risco a integridade física das crianças. A capacidade de um veículo é estabelecida considerando fatores de segurança, e excedê-la compromete a eficácia dos dispositivos de segurança, aumentando potencialmente os riscos.

Outro incidente foi o transporte de uma criança em uma motocicleta sem o uso de capacete. Esta é uma infração grave, conforme as normativas de trânsito, e representa um risco significativo à segurança da criança.

A Settrans reitera seu compromisso em tomar as medidas necessárias para corrigir essas irregularidades. Contamos com a compreensão e colaboração de todos para garantir que o transporte escolar seja realizado em conformidade com as normas de segurança estabelecidas, visando a proteção de nossos alunos.