A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a relação de medicamentos em falta no município pode ser acompanhada, por qualquer pessoa interessada, por meio do site oficial da instituição.
Para isso, basta acessa o site
www.divinopolis.mg.gov.br e clicar na aba “Medicamentos em falta", que está localizada na parte superior da página, dentro do tópico "Transparência". Essa relação é atualizada semanalmente e, hoje (5/12), o município apresenta um percentual de faltas de 12,9%, o que corresponde a 34 itens de um total de 263 medicamentos presentes na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune).
Estas informações além de demonstrar transparência, também facilita a vida do cidadão já que, antes de sair de casa para ir a uma das farmácias municipais, pode consultar se existe em estoque os medicamentos que ele precisa.
Também é possível acompanhar pelo site, a relação de faltas dos medicamentos do Componente Especializado, que são de responsabilidade de fornecimento do Estado. Este monitoramento de faltas dos medicamentos do Componente já existe através de aplicativo MGAPP, porém, a atual gestão entende que disponibilizar essa relação atualizada no site aumenta o acesso à informação, indo ao encontro dos princípios da transparência.