A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, de 21 a 23 de novembro, um treinamento introdutório em salas de vacina, para os novos técnicos e enfermeiros ingressos na rede de Atenção Primária de Saúde (APS).
A ação teve como objetivo, a promoção do conhecimento das normas técnicas e práticas seguras em sala de vacinas, visando maior qualidade e segurança para os usuários. Foram capacitados diversos profissionais, que tiveram como facilitador, o enfermeiro apoio técnico da Central de Imunização, Francisco dos Santos de Sá.
A Central de Imunização segue um cronograma de capacitações planejadas, juntamente com a Diretoria da Atenção Primária à Saúde (Daps). Desta forma, periodicamente, os profissionais que ingressam na rede realizam o treinamento e atualização sobre o tema.
A enfermeira e referência técnica da Atenção Primária, Vilânia Cristina, destacou a capacitação: "Todo treinamento oferecido aos profissionais ingressos vem fortalecer e garantir mais segurança na assistência à saúde da população, por isso que a capacitação em vacinas é tão essencial para a oferta de um cuidado qualificado embasado por conhecimento técnico científico”, comentou.
O coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, ressaltou a importância do treinamento. “A capacitação aborda o estudo do calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI), com ênfase nas doses recomendadas para as idades, bem como as técnicas de administração dos imunobiológicos e seus possíveis eventos supostamente atribuídos a vacinação e imunização. Com este treinamento, as equipes ficarão ainda mais qualificadas para prestar um serviço de excelência à população, livre de danos e imperícias, oferecendo imunizantes com alta qualidade e contribuindo para a proteção contra doenças imunopreviníveis”, pontuou.