A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foram realizadas ontem (21/11), duas ações referentes à semana da Consciência Negra.
Primeiramente, as unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora das Graças e Antônio Fonseca, realizaram uma ação de conscientização sobre valorização da cultura negra, e na ocasião, os alunos da UFSJ, supervisionados pela professora Hosana Rates. Eles iniciaram a sala de espera com o tema da Consciência Negra, abordando de uma maneira histórica sobre a dívida social que existe com a população negra desde o início da colonização do Brasil.
Eles também salientaram sobre o sistema de cotas e a importância deste meio para assegurar que haja inclusão social aos serviços disponíveis a população. Na ocasião, foi relatado um pouco sobre Zumbi dos Palmares, sua resistência e luta em prol do povo escravizado. Por fim, a enfermeira Diva Costa Castro explanou sobre as doenças comuns na população negra, como anemia falciforme e hipertensão arterial, como é feito o diagnóstico e tratamento.
Enquanto isso, os profissionais de enfermagem nas Unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Tietê, São Roque 1 e 2 promoveram ações com o seguinte tema: manejo da Anemia falciforme na população negra.
A atividade foi realizada em parceria com a professora da UFSJ, Helen Couto Ribeiro e acadêmicos de enfermagem. O objetivo foi guiar os profissionais de enfermagem sobre tomada de decisões a respeito da doença, além de guiar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento, ajudando-os a entender como a hereditariedade pode colaborar para a ocorrência ou risco de recorrência de doenças genéticas.