A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando hoje (17/11), uma capacitação com profissionais das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF´s) Nova Holanda, Bom Pastor I, Belvedere I, Antônio Fonseca, Planalto II e Nilda Barros. O treinamento é uma iniciativa da diretoria da Atenção Primária à Saúde (APS), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ministra as atividades.
A ação faz parte do projeto de Atendimento em Urgência e Emergência (AUE/APS), que está contemplando todos os profissionais da Atenção Primária do município. O treinamento tem como objetivo capacitar os servidores e estruturar as unidades de saúdes com equipamentos materiais e medicações para os primeiros atendimentos emergenciais, até que o Samu chegue.
As capacitações foram divididas para acontecer em 10 momentos diferentes, com 10 turmas com cerca de 100 pessoas cada, a fim de contemplar todos os profissionais. A ação de hoje, é a quinta edição deste projeto, que contém oito horas de treinamento. Pela manhã, foi realizada a apresentação da parte teórica e, no período da tarde, aconteceram as estações do treinamento prático, onde todos os presentes desenvolveram as técnicas que foram apresentadas.
Todos os treinamentos estão sendo realizados na sede da faculdade UNA, localizada na rua Coronel João Notini, nº 151, no Centro, das 7h30 às 16h30. Durante o dia de hoje, as unidades de saúde que participaram estiveram fechadas, uma vez que toda a equipe está em treinamento. Então, as unidades próximas deram suporte nos atendimentos de urgência.
As atividades continuam na próxima semana. No dia 24 de novembro, será a vez dos profissionais das unidades Bom Pastor II, Belvedere II, Nossa Senhora das Graças, Ipiranga II, Primavera e CSU I. No dia 28 de novembro, o treinamento será com profissionais das unidades Candelária, Lagoa dos Mandarins, Central, Itaí II, Catalão e Tietê.
Mais três etapas acontecerão em dezembro, fechando as capacitações. No dia 6, a ação contemplará profissionais das unidades Esplanada, Candides, Ipiranga I, São Judas, São Roque I e Santa Rosa. No dia 7, será para as ESF’s Jusa Paraíso, EAP São José, São Roque II, Maria Helena, CSU II, Ermida I e EAP Bela Vista. A última etapa será no dia 12, nas unidades Nações, Ermida II, São Simão, DAPS e demais profissionais que por algum motivo não tenham participado ainda.
O projeto destaca a importância que as unidades de saúde têm para o município, em especial nos casos de urgência e emergência, sendo fundamental que os profissionais estejam cada vez mais qualificados para oferecer um melhor serviço para a população.