17 NOV 2023
VICE-PREFEITA
Prefeitura realiza entrega de Castramóvel
Castramóvel oferecerá castração gratuita de animais do município, democratizando o acesso ao procedimento
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam), realizou na manhã de hoje (17/11), a entrega de um Castramóvel para o município.

O Castramóvel contribuirá de maneira muito significativa para o desenvolvimento da causa animal em toda a cidade, proporcionando o giro pelos bairros para a castração de animais de rua e de animais de famílias, que não tem condições financeiras de levá-los ao Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa). Este veículo, foi adquirido pela Prefeitura de Divinópolis, por meio da emenda parlamentar do deputado federal Newton Cardoso Júnior, solicitada pelo vereador, Flávio Marra.

O projeto de castração social visa oferecer o procedimento gratuito a animais do município, contribuindo para a redução do número de animais abandonados e prevenindo doenças, além de promover a conscientização dos cuidados com os animais de estimação. A Seplam lembra que este procedimento também é fundamental para reduzir fugas, reduzir a superpopulação e a demarcação do território, além de aumentar a longevidade destes pets, diminuir o risco de câncer e a agressividade.

Agora, a Prefeitura de Divinópolis aguarda o Conselho Regional de Medicina Veterinária dar o aval para o início do funcionamento do Castramóvel. A primeira ação acontecerá no Centro Administrativo, e o App Divinópolis estará aberto, no primeiro dia útil de dezembro para o agendamento das castrações desta atividade. Em breve será divulgado o calendário com os locais e datas das castrações.

O secretário de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Marco Túlio Silva Santos, explicou sobre a importância do Castramóvel para Divinópolis. “Nossa intenção é fazer com que o município saia a frente, com essas castrações voltando da melhor forma possível, de uma forma que consigamos diminuir o número de animais soltos na rua. O Castramóvel beneficiará famílias dos bairros mais periféricos e, além de ato social, é também preocupação com a causa animal”, comentou.

De acordo com o vereador Flávio Marra, a chegada desse Castramóvel é um grande ganho para o município. “Poder ajudar a causa animal aqui na nossa cidade, é muito importante. Fico muito feliz em poder contribuir com uma benfeitoria desse tamanho e, de uma forma, ajudar e potencializar a causa animal aqui em Divinópolis”, declarou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, também comemorou essa entrega. “É um motivo de muita alegria para todos nós. Essa castração é prioritariamente para os animais comunitários, de pessoas que não tem condições, principalmente de bairros periféricos, onde pessoas abandonam os filhotes e deixam soltos na comunidade. Nosso papel então, será pegar esses animais errantes, fazer a castração, manter conosco por sete dias e depois devolver para a comunidade, para que ele não continue procriando sem nenhum controle”, explicou.

Também estiveram presentes na atividade, a coordenadora de Regularização Ambiental, Edimara Martins, e o gerente de Regularização Ambiental, Francisco Junior. Confira a galeria de fotos da ação através do link: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/354/entrega-do-castramovel