A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou neste último final de semana, uma série de atividades, em parceria com as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. As ações fazem parte da programação referente a campanha do Outubro Rosa no município, que visa conscientizar e prevenir a população sobre o câncer de mama e o câncer de colo uterino.
No sábado (21/10), durante a parte da manhã, a unidade de Campina Verde promoveu uma atividade na feira de ciências da Escola Municipal Professor Odilon Santiago. Na ocasião, foram realizadas uma série de orientações para a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de colo uterino, bem como a essencialidade de ter um diagnóstico precoce, para um tratamento mais seguro.
Além disso, também foi abordado temas do Novembro Azul, sobre a prevenção do câncer de próstata. Por fim, foram realizadas orientações sobre saúde bucal, junto com aferição de pressão e glicemia, acompanhado da população cadastrada no programa Bolsa Família. Foi uma manhã muito proveitosa, com retorno significativo na promoção da saúde da população da região.
Na ESF Itaí, também foram promovidas diversas atividades de saúde e bem-estar para as mulheres da comunidade. Durante toda manhã, ocorreu a realização de exames preventivos, testes rápidos e vacinação, além de orientações relacionadas a saúde bucal e consultas médicas.
Também estiveram presentes nesta ação, alunas do curso de psicologia da faculdade UNA, que organizaram algumas dinâmicas para as usuárias presentes. As atividades buscaram conscientizar sobre o cuidado integral das mulheres trabalhadoras e apoiar a saúde e a prevenção, celebrando a importância da campanha do Outubro Rosa.
Ainda no sábado, foi realizada pela unidade Jardinópolis, uma ação para quase 30 usuários da unidade, também dando foco na campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A iniciativa contou com a coleta de exames preventivos, um aulão de dança, e cuidados especiais para as mulheres, com manicure e limpeza facial. Além disso, os doutores palhaços estiveram presentes para animar a todos.
Finalizando o encontro, aconteceu um delicioso café comunitário, na qual as presentes puderam compartilhar as experiências da ação e as informações adquiridas. A atividade foi organizada por profissionais da ESF, entre elas, a enfermeira Fabiany Rocha, a técnica Laila Silva e os agentes comunitários de saúde (ACS), Alex Resende, Sandra Dimas, Carla de Paula e Jossilene Tavares.
Por fim, as unidades Vale do Sol e Jusa Paraíso também proporcionaram um momento para suas usuárias em comemoração ao Outubro Rosa. Na ocasião, as duas ESFs fizeram a coleta do exame citopatológico, que é o método utilizado para rastrear o câncer do colo do útero. Além disso, foram realizados também testes rápidos, consultas médicas e palestras sobre o tema, e, ao final, um lanche comunitário e sorteio de brindes.
Na ESF Vale do Sol, ainda, a sexóloga, Thamires Lauren Martins, realizou uma palestra abordando os cuidados íntimos da mulher. Depois, a professora Lidiane Rodrigues da Costa promoveu uma aula de zumba para as presentes. Cerca de 70 mulheres participaram da atividade das duas unidades.