A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam), informa hoje (10/10) por meio do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, foi divulgada a regulamentação dos procedimentos para o setor do Cuidado Animal.
Deverão ser disponibilizadas entre 20 e 30 vagas para procedimentos de castração de cães e gatos por dia, divididas por gêneros, sendo 30% machos e 70% fêmeas. Os pets serão atribuídos em 60% das fêmeas e 40% machos no período da manhã e 30% fêmeas e 70% machos no período da tarde.
É vedado submeter à cirurgia animais com a evidência de prenhez ou com alteração incompatível com o procedimento cirúrgico. Somente os animais acima de seis meses e com menos de 7 anos, com peso entre 2,250kg até 35kg poderão ser submetidos a esterilização cirúrgica (castração), a depender da avaliação clínica.
Os animais que estão em protocolo vacinal não podem ser submetidos a cirurgia de castração. Aqueles que testarem positivo para leishmaniose visceral (LVC), só poderão passar pela operação mediante apresentação de relatório do médico veterinário responsável pelo tratamento.
Não serão realizadas cirurgias de castração em animais braquicéfalos, ou seja, os animais com alterações anatômicas do crânio, que tornam o focinho mais curto. São eles os cães da raça Buldogue, Pug, Shih tzu, Lhasa Apso, Shar-Pei, Maltês, Boston Terrier, Dogue de Bordeaux, Pequinês, Cavalier King Charles Spaniel, Boxer. Ademais, também estão inclusos os gatos da raça Persa, Birmanês e Himalaio, animais mestiços dessas raças, SRD (sem raça definida).
Os cadastramentos para as vagas para esterilização cirúrgica (castração) deverão ser protocolados a partir do 1º dia útil do mês. O andamento deverá ser acompanhado através da plataforma digital APP Divinópolis, pelo número de protocolo emitido no momento final do cadastramento.
Mais informações referentes aos procedimentos a serem adotados pelo setor do Cuidado Animal, poderá ser acessado ao final dessa matéria.