A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam), informa que, o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Pará passou a contar com nova diretoria e conselheiros, eleitos no dia 19 de setembro. Divinópolis está representada tanto na diretoria quanto no conselho da entidade.
Divinópolis foi eleita para ocupar uma das cadeiras do conselho do Comitê, de 2023 a 2027, sendo representado por Vilma Messias, diretora de Meio Ambiente da Seplam, e Rodrigo de Assis, diretor de Operações e Serviços Urbanos da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur). Além disso, o município está representado na diretoria eleita do Comitê, para mandato de 2023 a 2025, também por Vilma Messias, que ocupará a secretaria-adjunta da diretoria da organização.
O CBH do Rio Pará é um órgão normativo e deliberativo, integrado pelo Poder Público Municipal e Estadual, sociedade civil e usuários de água. Compõem a área de atuação do Comitê, os trinta e quatro municípios banhados pelo Rio Pará e seus afluentes.
A finalidade do CBH do Rio Pará é garantir a gestão descentralizada e participativa, além de promover, no âmbito da gestão de recursos hídricos, a viabilização técnica e econômico-financeira de programas de investimento e consolidação de políticas de estruturação urbana e regional. A composição dessa organização visa fomentar o desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica do curso de água que banha o estado.
A diretoria eleita do Comitê também conta com Túlio de Sá como presidente, representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com Beatriz Alves Ferreira como vice-presidente, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), e José Hermano Franco, como secretário, integrante da Prefeitura Municipal de Pará de Minas.