Nota de Esclarecimento – Enxame de abelhas em unidade escolar
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), faz esclarecimentos a respeito de uma ocorrência repentina que acometeu o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Oficina da Criança, na manhã desta quarta-feira (27/9).
Após a chuva da manhã de ontem, um enxame de abelhas ficou alvoroçado, saindo de um barranco nas adjacências e se aproximando das áreas de grande circulação das crianças do Cmei Oficina da Criança e medidas urgentes tiveram que ser adotadas pelos profissionais que fazem parte da equipe diretiva da unidade escolar. O Corpo de Bombeiros foi acionado, devido ao número exacerbado de insetos por todo o espaço da unidade.
Assim que a equipe do Corpo de Bombeiros chegou, isolou o local. Foi constatado que as abelhas fizeram colmeia por diversos buracos no terreno, possivelmente causada pela chegada da primavera, ou até mesmo a recente alteração brusca de clima, devido a sua característica natural de terreno arenoso, tornando a captura impossível tornando a captura impossível. Portanto, foi necessário proceder com a aplicação de uma substância venenosa para em diversos pontos e realizar o extermínio dos insetos que colocavam as crianças em riscos.
Porém, por orientação da própria equipe que executou o trabalho, e após uma reunião com a secretária de educação, Andreia Dimas, ficou decidido que, para segurança das crianças e equipe de profissionais, e por orientação do Corpo de Bombeiros, o Cmei Oficina da Criança irá interromper as atividades escolares, nos dias: 28 e 29 de setembro, a fim de aguardar o efetivo resultado da dedetização no espaço onde os insetos se alojaram.
Esse período será necessário devido a necessidade de o processo de aplicação de uma substância venenosa ter que ser repetido para que o enxame seja eliminado e as crianças possam retornar às atividades escolares em segurança.
Seguindo as orientações do Corpo de Bombeiros, em concomitância com Semed, às aulas nesta unidade escolar retornarão na segunda-feira (2/10). Antes disso, o Corpo de Bombeiros será chamado para uma nova vistoria. Não havendo risco, será realizada a abertura do local, com as atividades inseridas no currículo da semana da criança; em que atividades lúdicas tais como: brincadeiras, contação de histórias, diversão, alegria e muitas dinâmicas, fazem parte das atividades que compõem a semana dedicada à criança.
Os dias escolares, quando a unidade escolar estiver fechada para realizar o extermínio dos insetos que colocavam as crianças em riscos, serão restituídos, conforme o currículo escolar e de acordo com orientação da secretária de Educação.