A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recapitula as atividades realizadas pelo projeto “Educação Empreendedora” nas unidades municipais de ensino. Esse programa é uma iniciativa conjunta com o Sebrae.
A ação será acontecendo em todas as 52 unidades escolares municipais, e tem o propósito de fomentar a mentalidade empreendedora dos alunos de cada centro de ensino. As unidades escolares estão envolvidas na produção dos materiais que serão apresentados na “Feira de Ideias”, dia 23 de setembro, no Parque de Exposições.
Durante essa semana, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas realizaram iniciativas com seus alunos, produzindo variados tipos de negócios, de gastronomia a plantio de sementes de frutas.
O Cmei Maria da Conceição Fernandes proporcionou, durante a semana, várias atividades envolvendo as proezas e façanhas do limão e a banana. Durante a ação, voltada para o empreendedorismo, foram apresentados aos alunos aspectos beneficiários destas frutas para o ser humano. Também foi realizado um estudo sobre o plantio, cultivo, manejo, e possíveis receitas com os produtos.
A Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Teixeira executou a produção de coxinhas de leite em pó com morango. Esse foi o próximo passo do projeto, onde o 5º ano da instituição colocou em prática a receita, que foi previamente escolhida pela classe, no planejamento da ação. Toda ação foi feita com todo cuidado e higiene, e foi conduzida pela professora da instituição, Tatiana Fonseca.
A Escola Municipal Padre Guaritá realiza o projeto “Mãos à horta”, como parte da educação de negócios. A primeira ação da instituição foi uma visita de seus alunos a um viveiro de mudas, na comunidade córrego falso, em Santo Antônio dos Campos (Ermida), que contou com uma entrevista do empreendedor do local. Também foi promovida uma roda de conversa e palestra com nutricionistas sobre o aproveitamento de alimentos e alimentação saudável.